Cuidados com o seu Chapéu


Os chapéus podem ser feitos de várias maneiras, com usos de materiais e técnicas diferentes. Alguns podem ser somente costurados, revestidos por tecidos e outros ainda moldados e estruturados.

Ocorre que, chapéus cuja confecção envolvam blocagem e modelagem, não combinam com a água! O contato com a água pode deformá-los e até mesmo danifica-los permanentemente.

Todos os chapéus oferecidos para compra nesse site, que constituem a Linha "Millinery Colections", são confeccionados de maneira totalmente artesanal com uso de técnicas tradicionais de chapelaria e portanto, elaborados com materiais que são trabalhados pela chapeleira a fim de obter a forma e estrutura final a qual se apresentam. Todo esse processo envolve por vezes a blocagem, modelagem e estruturação adequada conforme o modelo do chapéu produzido.

Sendo assim, o contato com a água para esses chapéus, não é recomendado de forma alguma! Ele pode perder sua forma, ficar deformado ou permanentemente danificado. Caso por ventura, venha a receber respingos de água em quantidade considerável, recomenda-se deixa-lo secar naturalmente a sombra sobre uma superfície limpa e seca.

Lembrando que, em geral, o contato dos chapéus com a umidade dos cabelos lavados por exemplo, não é suficiente para deformá-lo ou danificá-lo, uma vez que, a confecção dos chapéus envolve revestimentos, forros e proteções internas. 

Para limpeza recomenda-se o uso de pano seco e quando preciso, escovas de cerdas macias que não proporcionem abrasão sobre a superfície do chapéu.

No caso de chapéus de feltro, para retirada de pelos, pode ser usada fita adesiva levemente com pequenas passagens sobre a superfície, tomando sempre cuidado para não abranger áreas muito grandes de uma vez só.

Para chapéus com abas maiores, que não possuam estruturação em seus contornos, em última estancia, pode-se ainda passar a ferro a vapor com uso de pano por cima como proteção, com temperaturas brandas, a fim de restabelecer sua forma plana na aba.

NUNCA aplique o ferro diretamente sobre a superfície do chapéu! E tenha sempre o cuidado extra com a proteção das faixas e adornos aplicados na junção entre a aba e coroa do chapéu, os mesmos poderão ser danificados pelo contato com o ferro.

Outro cuidado importante com seu chapéu consiste em sua armazenagem, enquanto não estiver em uso. Para chapéus com abas, recomendamos sempre que sejam armazenados em locais secos, se possível, apoiados em superfícies que mantenham suas abas retas.

Não recomendamos que permaneçam pendurados por longos períodos em ganchos ou cabideiros, pois isso pode causar deformações principalmente em suas coroas. Caso precise pendurá-lo(s), recomenda-se o uso de suportes que contornem suas coroas por fora, com as abas apoiadas junto a superfície da parede, como por exemplo suportes feitos com lenços ou macramês.

O ideal é que sejam armazenados em caixas fechadas, protegidos da umidade e poeira, onde os chapéus caibam sem que ocorram deformações em suas abas ou coroas e que não fiquem com muito espaço para que deslizem dentro das caixas.

Cientes desses cuidados, aproveite seu lindo chapéu e cuide muito bem dele! 

Atenciosamente,

Mari Doukas